terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Caça a personagens Shakespeareanos...

Lendo : Otelo / O Rei Lear
Para : Direção Teatral com Armando Filho


" De falso acusei o meu amor
Daí, o que foi que ele falou?
Cantem: Salgueiro, meu verde salgueiro
Se fiz a mais damas a corte,
Você com mais homens se deitou.
Agora,podes ir embora.Boa-noite.Ardem os meus olhos.Isso quer dizer que vou chorar?"

" Minha mãe tinha uma criada chamada Bárbara. Ela estava apaixonada. E o homem por quem se apaixonara mais tarde ficou louco e abandonou-a.Ela cantava uma música, sobre um salgueiro, uma canção antiga, muito antiga, mas que era a expressão de sua sorte, e ela morreu cantando essa música. Justo essa música hoje não me sai da cabeça. Devo ocupar-me com o que preciso fazer, para não ladear a cabeça e entoar essa canção, como fazia a pobre Bárbara. Peço-te, anda rápido. "
Desdêmona, em Otelo.


" Jurei amor a ambas as irmãs. Cada uma suspeita da outra como os que foram mordidos suspeitam das serpentes.Com qual das duas fico? Ambas? Uma? Ou nenhuma das duas? Nao poderei gozar nenhuma, ambas estão vivas.Ficar com a viúva significa exasperar Goneril, deixá-la louca de ódio; e dificilmente tirarei algum partido disso enquanto o marido for vivo. Por enquanto me aproveitarei do apoio dele na batalha. Mas, esta terminada, Goneril , que deseja ver-se livre dele, terá que arranjar um meio rápido de eliminá-lo. Quanto á magnanimidade com que pretende tratar Lear e Cordélia, vencida a batalha, e eles em nosso poder.
Nunca hão de ver seu perdão.
Não tenho que dialogar
Mas defender minha posição.
Edmundo, em O Rei Lear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário